portugues ingles frances espanhol alemao
Faça Login ou
adira ao Portal Líder
Log In | Novo registo
Bem-vindo/a, Visitante
voltar

Produção na construção cresce 2,2% em 2017

2018-02-18

Depois de um ano em que se registou uma queda de 3,9%, o índice de produção na construção aumentou 2,2% em 2017, divulgou o Instituto Nacional de Estatística.

O índice de produção na construção aumentou 2,2% em 2017, quando tinha registado uma queda de 3,9% no ano anterior, divulgou esta segunda-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE). Em dezembro, o índice de produção na construção aumentou 0,2 pontos percentuais, face novembro, registando um crescimento homólogo de 2,7%, revela ainda o INE.

O segmento da Engenharia Civil contribuiu com 0,7 pontos percentuais para a variação agregada, ao crescer 5,3% em termos homólogos (4,6% no mês anterior). O índice da Construção de Edifícios apresentou um abrandamento de 0,1 pontos percentuais, tendo passado de 1,1% em Novembro a nível homólogo para 1,0% no mês de Dezembro passado.

Já o índice de emprego no setor da construção registou uma variação homóloga de 2,4% (2,3% em novembro) e quando comparado com o mês anterior, o índice de emprego apresentou uma taxa de variação de -0,4% (-0,5% em dezembro de 2016).

O índice das remunerações efetivamente pagas, por sua vez, registou uma taxa de variação homóloga de 2,0% (4,2% em novembro). Comparativamente com o mês anterior, o índice das remunerações aumentou 1,5% em dezembro (3,6% no mesmo mês de 2016).

Sobre a variação média anual dos índices de emprego e remuneração na construção, o INE refere que foi de 2,1% e 1,9% em 2017, respetivamente.

Em 2016, a variação média verificada nestes índices correspondeu a uma diminuição de 4% e 4,8%, pela mesma ordem.

Fonte: http://observador.pt/2018/02/12/producao-na-construcao-cresce-22-em-2017/

Portal da Construção celebra 20 anos: Duas décadas a liderar o setor e a servir os profissionais (2006-2026)
Lisboa, 2026 – O Portal da Construção (oportaldaconstrucao.com), a principal referência digital do setor em Portugal, assinala este ano um marco histórico: o seu 20.º

Oportaldaconstrucao.com Reforça Posição como o Elo de Ligação entre Donos de Obra e Profissionais
Com um aumento expressivo na procura de serviços online, a plataforma consolida-se como a ferramenta essencial em Portugal para quem procura orçamentos rigorosos e parceiros de

Licenciamentos Mais Rápidos? O Impacto do "Simplex Urbanístico" nas Novas Obras
O que muda para investidores e construtores com as novas regras de simplificação administrativa. Corpo da Notícia: A entrada em vigor das novas medidas do Simplex

Construção Sustentável e Digitalização: Os Grandes Desafios do Setor em Portugal para 2026
A eficiência energética e a adoção de novas tecnologias, como o BIM, deixaram de ser diferenciais para se tornarem requisitos obrigatórios na nova era da construção

Remodelação 4.0: A Eficiência Energética e a Digitalização Aumentam a Avaliação Imobiliária em 25%
No mercado português de transações, a remodelação deixou de ser apenas uma questão estética para se tornar uma alavanca crítica de valorização do imóvel. Atualmente, a

Wellness e Tecnologia Invisível: O Novo Paradigma da Decoração de Interiores de Alto Nível
A decoração de interiores deixou de ser uma disciplina meramente estética para se tornar um componente essencial do bem-estar e da eficiência nos projetos de construção e