portugues ingles frances espanhol alemao
Apoio ao Cliente
9H-13H e 14H-18H

21 247 65 00

Faça Login ou
adira ao Portal Líder

Log In | Novo registo
Bem-vindo/a, Visitante
voltar

Empresas da construção e imobiliário em "cooperação triangular"

2016-07-25

O Governo desafiou hoje empresas portuguesas da área da construção e do imobiliário a adotarem uma estratégia de "cooperação triangular", aproveitando o conhecimento que têm do setor para conquistarem financiamentos estrangeiros, indicou o Secretário de Estado da Internacionalização.
"Vamos identificar o potencial que existe, ver que financiamento estrangeiro existe e desafiar empresas portuguesas a fazer candidaturas em mercados, seja através de parcerias, seja com cofinanciamentos", explicou Jorge Costa Oliveira.
O governante falava aos jornalistas no Porto, após um encontro na Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN) com cerca de 40 empresas promovido pela Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário (CPCI), e no qual foi debatido o tema "Internacionalização: Planeamento e Informação Estratégica para as Empresas do Setor da Construção e do Imobiliário".

Jorge Costa Oliveira não pormenorizou quais os projetos em causa, nem datas para entrega de candidaturas, mas avançou que uma das empreitadas "com interesse e potencial" está localizada no Dacar e envolve "forte financiamento do Banco Europeu de Investimentos".

"Vamos trabalhar conjuntamente para identificar oportunidades (...). Há projetos com financiamento internacional que estão em cima da mesa e poderão surgir parcerias tão breve quanto possível", disse o governante, admitindo que "as empresas portuguesas têm conhecimento e uma grande capacidade de adaptação ao terreno, mas têm muitas vezes ou escassez de capital ou dificuldade em obter financiamento".

A secretaria de Estado da Internacionalização realizou recentemente "missões" na China e no Irão, tendo convidado a CPCI, cujo presidente, Reis Campos, avançou que na reunião de hoje ficou a ideia de vir a ser realizada ainda este ano uma viagem a Cuba, igualmente para reconhecimento de mercado.

Sobre o desafio para a "cooperação triangular", Reis Campos apontou que "as parcerias fazem todo o sentido", vincando que "os esforços que as empresas fazem, tornam-nas mais fortes".

Já sobre eventuais preocupações manifestadas pelos empresários ao representante da tutela, o presidente da CPCI admitiu que "a situação mais delicada em mercados como o de Angola ou de África em geral" foi abordada na reunião.

Dados da CPCI apontam que o setor do imobiliário e construção representa no volume de negócios no exterior de 10,4 mil milhões de euros, o que corresponde a 16,6% do volume de negócios de Portugal.

Desses 10,4 mil milhões, 63% corresponde ao mercado africano, estando metade ligado a Angola, de acordo com dados de dezembro de 2014.

"Disse-nos [referindo-se ao secretário de Estado] que esteve reunido com o Banco Nacional de Angola e está a fazer esforços para resolver problemas como salários e pagamentos. África para nós é um mercado significativo, ainda que hoje perspetivemos outros países importantes como Peru, Chile, Colômbia, Cuba, Paraguai e Uruguai. E faz todo o sentido que a Europa seja também um mercado prioritário para o nosso setor", concluiu Reis Campos.

Fonte: https://www.noticiasaominuto.com/economia/629152/empresas-da-construcao-e-imobiliario-em-cooperacao-triangular

IMI. Governo mantém preço por metro quadrado nos 615 euros
Elemento que tem impacto no cálculo do valor patrimonial tributário dos prédios urbanos não sofre alterações em 2020. O valor por metro quadrado (m2) para efeitos de

Licenciamentos de obras de construção e reabilitação a crescer no mercado residencial
O mercado residencial continua a dar sinais de dinamismo em Portugal, que se traduzem em maior oferta de produto, num momento em que profissionais do imobiliário reclamam falta

Construtoras trocam cimento por cânhamo para reduzir poluição
Os campos de cânhamo que brotam numa parte do Canadá mais conhecida pela sua gigante reserva de petróleo mostram como as mudanças climáticas têm transformado o setor da

Construção está muito focada no segmento de luxo
Habitações para classe média não chegam para satisfazer procura. Reabilitação fez subir os preços das rendas A seguir Rendas sobem 268€ desde 2012 e prestações da casa

Ministério do Mar aprova candidatura para construção de nova ponte-cais em Sesimbra
APSS prevê lançar concurso de empreitada em Julho. Nova ponte-cais vai permitir separar barcos de pesca das embarcações de recreio A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino,

Cidadãos ponderam travar construção de prédio da Portugália nos tribunais
A ausente, mas sempre presente na discussão, foi a Câmara de Lisboa, ainda que lá tenha estado o seu vice-presidente, que se manteve em silêncio. Projecto está em discussão