voltar |
O mercado residencial continua a dar sinais de dinamismo em Portugal, que se traduzem em maior oferta de produto, num momento em que profissionais do imobiliário reclamam falta de oferta justada às necessidades dos clientes . Na primeira metade do ano, as autarquias licenciaram 8.212 obras de construção e reabilitação de edifícios habitacionais, o que traduz um crescimento de 9,1%, face às 7.525 obras licenciadas no semestre homólogo.
Também a nível dos fogos novos licenciados foi verificado um crescimento, de 13,0% em termos homólogos, tendo sido emitidas 11.342 licenças até junho. Os dados constam da Síntese Estatística da Habitação da AICCOPN – Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas, divulgados em comunicado esta quinta-feira.
Outro indicador que mostra a revitalização do setor é o aumento do consumo de cimento no mercado nacional. No 1º semestre de 2019 situou-se em 1,6 milhões de toneladas, montante que traduz um crescimento de 16,1% face ao 1º semestre de 2018, de acordo com a mesma fonte.
Relativamente ao novo crédito concedido à habitação, a AICCOPN aponta na nota enviada à imprensa que foi registado um crescimento de 3,3% para 4.931 milhões de euros desde o início do ano, enquanto que, no montante total de crédito à habitação assiste-se a um ligeiro crescimento de 0,2% após 5 meses de variações nulas. Quanto ao crédito concedido às empresas de construção e imobiliário, continua a observar-se uma evolução negativa em junho, com uma quebra de 7,2% em termos homólogos.
No que concerne ao valor médio da avaliação bancária na habitação, em junho, recorda que fixou-se em 1.272€ por m2, 7,8% acima do valor apurado no mesmo mês de 2018, em resultado de um aumento de 9,3% nos apartamentos e de 6,0% nas moradias.
Fonte: https://www.idealista.pt/news/imobiliario/construcao/2019/09/06/40774-licenciamentos-de-obras-de-construcao-e-reabilitacao-a-crescer-no-mercado
IMI. Governo mantém preço por metro quadrado nos 615 euros
Construtoras trocam cimento por cânhamo para reduzir poluição
Construção está muito focada no segmento de luxo
Ministério do Mar aprova candidatura para construção de nova ponte-cais em Sesimbra
Cidadãos ponderam travar construção de prédio da Portugália nos tribunais
Emprego da construção recupera