portugues ingles frances espanhol alemao
Apoio ao Cliente
9H-13H e 14H-18H

212 476 500

Faça Login ou
adira ao Portal Líder

Log In | Novo registo
Bem-vindo/a, Visitante
voltar

Três projetos portugueses vencem prémio internacional

2017-11-04

Um espaço comercial, um centro pastoral e um parque tecnológico portugueses venceram o prémio internacional de arquitetura "The American Architecture Prize 2017"

Um dos vencedores, com o nome "The Caveman", é uma loja em Braga que ganhou na categoria "design de interiores/comercial". O projeto é do escritório "Tiago do Vale Arquitectos", que já tinha vencido uma categoria do prémio no ano passado.

"Tendo como ponto de partida uma loja de sapatos construída no fim dos anos 90, o novo espaço comercial precisava de um projeto com grande flexibilidade na apresentação dos produtos, uma imagem forte, reconhecivel, replicável, e ao mesmo tempo com baixo custo", explicam os autores na apresentação do projeto.

O centro pastoral de Moscavide, desenhado pela "Plano Humano Arquitectos", venceu na categoria "design arquitetural/arquitetura institucional".

A equipa que desenhou a obra, liderada por Pedro Miguel Ferreira, diz que esta "foi projetada como um volume extremamente simples, em articulação com a igreja adjacente, que também é algo monolítica", mas que "inclui detalhes contemporâneos" e pormenores na forma como capta a luz "que brilha nas capelas da ressurreição, criando uma analogia com a passagem litúrgica."

O terceiro projeto destacado pelo prémio americano foi o Parque Tecnológico de Óbidos, criado por uma equipa de sete arquitetos do escritório "Jorge Mealha Arquitecto Lda."

O projeto, que inclui o edifício e praça central do parque foi escolhido num concurso em 2011 de entre 23 projetos. A obra foi inaugurada em 2015.

O júri desta edição foi constituído por 36 pessoas, incluindo os arquitetos ingleses Will Allsop e Graham Morrison, o editor da revista Dezeen, Dan Howarth, ou a fundadora do escritório "Office Of Mobile Design", Jennifer Siegal.

O prémio distinguiu centenas de projetos em todo o mundo, com até 26 vencedores em algumas das 41 categorias em disputa.

Fonte: https://www.dn.pt/artes/interior/tres-projetos-portugueses-vencem-premio-internacional-de-arquitetura-8833405.html

Estas são as tendências de decoração para 2018 (e com o veredito de especialistas)
Ano novo, casa nova, mas com o mercado imobiliário como anda, o melhor é mudar a que já tem. Das cores e materiais às peças cheias de personalidade, estas são 10 tendências

200 empresas portuguesas presentes na Feira de Decoração em Paris
Portugal é o quinto país mais representado na feira de decoração para casa de Paris. São quase duzentas empresas em representação do sector que vale quatro por cento da

Construção continua a crescer mas sofre ligeiro abrandamento em Novembro
Em Outubro, a produção na construção cresceu 2,7%, o que representa o ritmo mais célere em mais de uma década. No mês seguinte, a produção na construção continuou a

Construção, hotelaria e restauração precisam de 147 mil trabalhadores
Embora a oferta seja elevada, existe um problema para a falta de candidaturas a estes postos de trabalho: os salários. Para os sindicatos a grande questão está na"

Novos edifícios aceleram crescimento do sector da construção em Outubro
Dados do INE mostram que o ritmo de expansão do segmento de “construção de edifícios” acelerou 0,3 pontos percentuais, para 1,2%. O índice de produção no sector da

Construção cresce ao ritmo mais célere em mais de 11 anos
O sector da construção acelerou, crescendo 2,6% em Outubro. Este é o ritmo mais rápido desde que há dados (Março de 2006). A produção na construção aumentou 2,6% em